sábado, 6 de junho de 2009

Ciências do mar celebram os oceanos

Durante os meses de Maio e Junho assinalam-se o Dia Europeu do Mar (20 de Maio) e o Dia Mundial dos Oceanos (8 de Junho).



Para assinalar as datas, a direcção de curso de Ciências do Mar, em colaboração com vários docentes da UAlg e outras instituições, preparou um programa de actividades destinadas à celebração do oceano e à promoção do curso de Ciências do Mar da Universidade do Algarve. O programa apresenta um conjunto de actividades de carácter lúdico e científico, que visam proporcionar, através da observação in loco, a abordagem de vários domínios ligados à temática do mar e dos oceanos.

Dia 8 de Junho (Largo da Pontinha 09h30) Peddy Paper subordinado ao tema “Conhecer e Sobreviver a um Tsunami”. Actividade destinada aos alunos do 3º ciclo do ensino básico da cidade de Faro, concebida pelos docentes do curso de ciências do mar e realizada em colaboração com o Centro de Ciência Viva do Algarve.



Dia 17 de Junho (Praia de Faro, junto à Estalagem Aeromar | 16h00) Passeio na Ria Formosa, alusivo ao estudo de diferentes ambientes intermareais. Durante o passeio pretende-se identificar diferentes ambientes dinâmico-sedimentares e níveis críticos da maré nos sedimentos, bem como diferentes tipos de reacções químicas associadas à oxidação da matéria orgânica, sob a orientação dos docentes Duarte Duarte e Alexandra Cravo.



Fonte: Assembleia Magna da Associação Académica da Universidade do Algarve

http://amagna09.blogspot.com/2009/05/ciencias-do-mar-celebram-os-oceanos.html

Imagens:

http://oceanworld.tamu.edu/students/coral/images/coral_polyp_1.jpg - Fotografia de Coral do fundo do mar

http://www.youtube.com/watch?v=AlPqL7IUT6M – Vídeo de uma onda gigante

http://www.scientificillustrator.com/art/fish/coral-reef-labeled.jpg - Pintura de zona intermareal
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: