terça-feira, 9 de junho de 2009

Autárquicas/Faro: Macário apresentou propostas para o Ambiente

O candidato PSD à Autarquia de Faro, Macário Correia, quer trabalhar para aderir ao Pacto de Autarcas, cujo objectivo é criar um plano para que até 2020 sejam reduzidas as emissões de gases com efeito de estufa para atmosfera em 20%.



Esta é um das propostas do candidato para realizar “a curto prazo”. Macário Correia apresentou na passada sexta-feira, 5 de Junho, aquelas que são as suas ideias para a área do Ambiente em Faro, caso vença as eleições. 

O trabalho começará pelo aumento da eficiência energética em edifícios e viaturas municipais, como a implantação dos chamados “telhados verdes” em escolas, piscinas e pavilhões com vista a captar energia solar para ser transformada em calor ou electricidade. 

No que toca às viaturas municipais, o plano inicial é abastecer com biodiesel e integrar sistemas de GPS para evitar excessos de kms. E mais tarde adquirir veículos híbridos e ou totalmente eléctricos na frota municipal.



Outra das linhas mestras, também para ser realizável a curto prazo, é a criação de um canil / gatil, que “Faro não tem”, disse, lembrando que existem cerca de 6000 animais de estimação no concelho. 

O que também não vai mais esperar, garantiu, é a ligação de água e esgotos em todo o concelho. Salientou que “há 10 mil pessoas sem água e 20 mil sem esgotos”. Diz que Faro “tem dos piores níveis” de abastecimento, e que ao ritmo do actual executivo, “talvez daqui a meio século o concelho fique totalmente abastecido de saneamento básico”. 

O candidato garante que todos estes são objectivos a cumprir a curto prazo, incluindo a implantação de oleões para a recolha de óleos alimentares usados, e o arranjo de toda a zona ribeirinha da cidade que está num “estado de abandono deplorável”, disse.  

Macário salientou que a zona ribeirinha está pensada para reabilitação no âmbito do Polis do Litoral, mas que esse projecto vai levar anos e que “há coisas simples que podem ser feitas” como “limpar, arrumar, iluminar”. 



Numa óptica de realização a médio prazo, os projectos do candidato passam, entre outros, pela criação de uma Sociedade de Reabilitação Urbana com vista a reabilitar e manter o património histórico do concelho. 

O desvio da linha férrea a norte da cidade, a criação de mais espaços verdes e implementar iluminação na Mata do Liceu, ou criar ciclovias no interior da cidade são outras ideias que quer levar a cabo a médio prazo.

Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=95171#

Imagens:

http://adefesadefaro.blogspot.com/2009/04/macario-correia-confiante-em-ganhar.html - Fotografia de Macário Correia – Presidente da Câmara Municipal de Tavira

http://picasaweb.google.com/lh/photo/u0HRuUTHhppfBTgKa8NtPQ - Fotografia de técnicos a montar painéis fotovoltaicos para produção de energia Eléctrica

http://blogs.edmunds.com/straightline/nissan.electric.vehicle.prototype.555.jpg - Fotografia de um veículo Eléctrico
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: