sexta-feira, 12 de junho de 2009

Movimento de Defesa do Pontal relançado para proteger Ria Formosa

O Movimento de Defesa do Pontal (MDP) foi relançado, quatro anos depois, assumindo “o compromisso de defesa intransigente dos valores naturais e sociais do Parque Natural da Ria Formosa”, afirma aquela plataforma em comunicado.



A associação, composta por “organizações ambientalistas e políticas”, diz que o PNRF está “permanentemente ameaçado” devido a “uma legislação permissiva, baseada em Projectos de Interesse Nacional (PIN)”, e que a área está “degradada”. 

O MDP defende o “usufruto de forma aberta, regulada e sustentável” do parque natural, propondo que o Pontal constitua “um exemplo a seguir no modelo de gestão do PNRF”. 

Entre as propostas apresentadas em comunicado, estão a defesa do ecossistema lagunar lutar “contra a situação de abandono que o PNRF tem vindo a sofrer”; a criação de áreas compatíveis com a fruição pelas populações dos espaços naturais, de forma “ambientalmente sustentável”; e a criação de um espaço digno para usufruto e educação ambiental das populações, associações e movimentos dos concelhos de Faro e Loulé, bem como dos visitantes.

Uma primeira proposta será constituída, afirma-se na nota enviada à comunicação social, “pelo projecto de desenvolvimento” apresentado recentemente pelo BE na assembleia municipal de Faro.


Para o dia 20 de Junho, está agendado um passeio no parque, com arranque às 9:30 horas, a partir do Campus de Gambelas, aberto a todos os interessados, no qual se dará início a um abaixo-assinado, a entregar nas câmaras de Faro e Loulé. 

A petição apelará “à defesa do PNRF e exigindo a sua utilização pelas populações”, designadamente a recuperação do espaço do Pontal. 

Quatro dias depois, 24 de Junho, realiza-se uma mesa redonda para debater este projecto e outras alternativas para o PNRF. 

O movimento encontra-se presente na internet em http://defesadopontal.blogspot.com.

Fonte: MDP - Movimento de Defesa do Pontal e Região Sul

http://defesadopontal.blogspot.com/

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=95252

Imagens:

http://jsd-faro.blogspot.com/2007_05_01_archive.html - Fotografia de uma placa de informação colocada pelo PNRF – Parque Natural da Ria Formosa a dizer “Proibido Vazar Entulho”

http://defesadopontal.blogspot.com/ - Fotografia do Pontal
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: