quinta-feira, 11 de junho de 2009

Faro: 60 ninhos de espécies protegidas em risco na barrinha

Cerca de 60 ninhos de duas espécies aves, uma delas protegida por lei, estão em risco na barrinha da praia de Faro, devido a passeios de moto4 particulares e da própria Capitania do Porto de Faro, denuncia a associação ambientalista Almargem.



Em comunicado a associação diz que são ninhos de andorinha-do-mar-anã (espécie protegida pela Directiva das Aves) e de borrelho-de-coleira-interrompida, que estão em plena época de nidificação e eclosão de ovos nas dunas da barrinha. 

“Sucedem-se os passeios incontrolados pelas dunas, nomeadamente com quads. A própria Capitania do Porto de Faro, certamente por desconhecimento, costuma frequentar o local nas suas acções de vigilância, invadindo de motociclo as zonas de cria”, alerta a Almargem. 

Almargem que foi por sua vez alertada pela associação local Duna Mar Nascente que tem vindo a chamar a atenção de várias entidades responsáveis. O presidente da Duna Mar Nascente, Gilberto Silva, diz que “já foram destruídos dezenas de ninhos”.



De acordo com o responsável, o Parque Natural, alertado para a situação, já esteve no local e “demarcou com uns pauzinhos mas aquilo não chega”. Gilberto Silva diz que é necessário “umas placas mais visíveis”. 

“Há lá várias actividades nesta altura. Há escolas de kitesurf que treinam na duna, há empresas de passeios de barco na Ria Formosa que param ali e vão à duna, há moto4 a passar. As pessoas não fazem por mal. Simplesmente não vêem: os pássaros são da cor da areia”, explica. 

Gilberto Silva salienta: “Nós queremos é alertar as pessoas e as autoridades. Os pássaros estão mais ou menos a 400/500 metros da barrinha”, sublinha o responsável.



No comunicado a Almargem exige da parte do Parque Natural “uma intervenção imediata no sentido de preservar este precioso valor natural”.

Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=95227#

Imagens:

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=95227# - Fotografia de um ovo e de duas crias na zona dunar

http://www.lighthousetoys.co.uk/images/Playmobil%203655%20Beach%20Police.jpg – Fotografia de uma moto 4 da Polícia a andar nas dunas

http://www.flickr.com/photos/faisca/3540817960/ - Fotografia de um casal de Andorinha-do-mar-anã
Pedro Abrantes (NAMB)

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu já andei por lá a pé. Realmente umas placas bem apelativas a informar, fazem mais diferença do que pauzinhos que ninguém vê. Se as pessoas soubessem poderiam ser mais cuidadosas, até pk acredito (ou gosto de acreditar) que as pessoas que visitam a barra da Praia de faro são pessoas que gostam da natureza, logo, deviam respeitá-la.