segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

NAMB ajuda na Recolha e Separação de 243 toneladas de lixo!

Uma acção de limpeza juntou no concelho de Faro no passado sábado cerca de 300 voluntários, que recolheram um total de 243 toneladas de lixo, disse à Lusa o presidente da autarquia, Macário Correia. 

Os voluntários recolheram 200 toneladas de entulho, 33 toneladas de resíduos urbanos, 16 toneladas de monos e 4,5 toneladas de recicláveis e verdes.


Ao início da manhã o autarca estimava que a acção de limpeza, denominada “Faro vai ficar mais limpo”, iria resultar numa recolha de cerca 10 a 15 toneladas de lixo, mas no fim da iniciativa autárquica o balanço ultrapassou as estimativas.

Macário Correia elogiou a comunidade cigana do Cerro do Bruxo (junto à Estrada de S. Brás de Alportel), por ter recolhido 20 toneladas de lixo que encheu quatro camiões.

A iniciativa para limpar o concelho de Faro, numa dezena de locais mais problemáticos resultou ainda na recolha de duas toneladas de papel e plástico (material reciclável) e 2,5 toneladas de verdes, como árvores, ramos, entre outros.

Macário Correria acredita que iniciativas de limpezas das cidades são precisas para que a educação ambiental e o civismo seja mais apurado: "Se ninguém atirar para o chão as coisas ficam limpas", declarou.

O núcleo urbano da ilha da Culatra, a linha de caminho de ferro junto ao Teatro Municipal de Faro, o trajecto para a praia de Faro junto ao Aeroporto de Faro, o caminho do Ludo junto à Ria Formosa, o Mercado de Estói, ou o antigo aviário, em Braciais, são alguns dos pontos problemáticos de Faro que foram hoje alvo de uma acção de limpeza que a autarquia quer repetir.

"Estive no local a apanhar lixo em representação do NAMB - Núcleo do Ambiente da Universidade do Algarve, estivémos também na organização deste evento. 

Para quem não esteve lá e não sabe, as 250 toneladas de lixo não foram todas apanhadas à mão, claro! Foram na sua maioria recolhidas com recurso a retro-escavadoras e camiões, visto tratarem-se de entulhos, monos e verdes.

Se fossem menos a sujar e mais a limpar podem ter a certeza que Faro seria uma cidade mais agradável para se viver, isso depende de todos nós. Sempre que virem alguém a sujar chamem a atenção dessa pessoa, Faro é nosso e é de todos.

Daqui a 3 meses a iniciativa vai voltar a ter lugar neste concelho, deixo portanto aqui o convite para que todos participem.

Participa,
Pedro Abrantes (NAMB)"


Fonte: adaptado de Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=100719

Imagens:

Fotografias de Pedro Abrantes e retiradas de http://adefesadefaro.blogspot.com/2009/12/250-toneladas-de-lixo-recolhidas-em.html


Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: