segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

NAMB pelas Alterações Climáticas “Queremos um acordo para valer”

Faro foi uma das cerca de 3.000 vigílias à luz de vela em 137 países que a 12 de Dezembro mobilizaram pessoas, pedindo “Um acordo para valer” contra as alterações climáticas. Tavira e Portimão também aderiram.  

 


O actor Luís Vicente deu voz ao manifesto que foi lido na doca de Faro, perante cerca de meia centena de pessoas, a que se juntaram mais algumas dezenas transportadas pelas canoas do Sport Faro e Benfica encabeçados por Michael Ferrada (responsável por esta secção), que aderiram à iniciativa.

Inicialmente com uma mobilização informal feita através de redes de amigos na Internet e via SMS, a iniciativa acabou por congregar o NAMB, Núcleo de Ambiente da Universidade do Algarve, os estudantes Erasmus do Mestrado de Biologia, activistas de associações de desenvolvimento local, o Eng.º Macário Correia, entre outros cidadãos.

As velas iluminaram a doca e de acordo com a intervenção lida por Luís Vicente, a vigília tinha como objectivo mostrar que “é imperativo de um “Acordo pra Valer” durante as negociações sobre alterações climáticas” na cimeira que reúne líderes mundiais em Copenhaga.

Os organizadores da campanha mundial um “Acordo pra Valer” sobre as questões climáticas consideram justo o financiamento de 200 bilhões de dólares para políticas climáticas de países mais pobres, a definição do pico de emissões de carbono em 2015 e nível seguro de carbono atmosférico de 350 partes por milhão e ainda que este vinculativo e assuma normas com força de lei para os subscritores.


Nobel Desmond Tutu lidera vigília final

Os eventos realizados em todo o mundo culminarão numa vigília especial diante da sede das negociações em Copenhaga, liderada pelo prémio Nobel Desmond Tutu e pela ex-comissária de Direitos Humanos da ONU Mary Robinson.

A intenção deste movimento à escala global, lançado pela Avaaz.org, rede de activismo on-line formada por 3,6 milhões de cidadãos que se mobilizam por um mundo mais justo e pacífico, é enviar uma mensagem aos lideres mundiais que se resume no lema " ‘Queremos um acordo pra valer’”.

"Avaaz" significa "voz" em muitas línguas e como salientou Luís Vicente, "precisamos de um acordo suficientemente ambicioso para fazer deste planeta um lugar seguro para todos nós. Que seja justo para os países mais pobres que não são culpados pelas mudanças climáticas, mas são os que mais sofrem com elas. E vinculativo, com metas reais que tenham força de lei".

Imagens do dia de acção em todo o mundo, incluindo do acto de mobilização em Faro, serão mostradas durante a Reunião de Cúpula da ONU sobre as Alterações Climáticas, em Copenhaga e podem ser vistas aqui.


Quanto à vigília de Faro, o site da organização local assume-se como "ponto de contacto para cidadãos interessados em continuar a empenhar-se em acções cívicas a nível local".

A DIGITAL MAIS TV também filmou o evento e elaborou um pequeno documentário, pesquisar o dia 12-12-2009 em http://www.digitalmaistv.com/

Fonte: adaptado de Observatório do Algarve - Conceição Branco

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=33574

Imagens:

Fotografias por Pedro Abrantes, José Farias e outros em http://picasaweb.google.com/clima12Dez.faro/FotografiasDaVigilia#

Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: