quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Concelhos de Alcoutim, Castro Marim, Tavira, Loulé e Silves - Linhas de Alta Tensão em consulta pública

Já está em consulta pública o Estudo de Impacto Ambiental para instalação das Linhas de Muito Alta Tensão e da Subestação de Tavira. São abrangidas 15 freguesias do Alentejo e Algarve.

Durante 38 dias úteis, de 12 de Fevereiro a 4 de Abril de o Resumo Não Técnico, do Estudo de impacto ambiental está em fase de consulta pública.

No Alentejo, serão abrangidas as freguesias de S. Barnabé, Almodôvar e Santa Cruz.

Já no Algarve Vaqueiros, Giões, Pereiro, Alcoutim e Martim Longo (Alcoutim), Odeleite (Castro Marim), Cachopo, Santa Maria e Santa Catarina de Fonte do Bispo (Tavira), Alte e Ameixial (Loulé) e São Bartolomeu de Messines (Silves) serão atravessadas pela infra-estrutura da REN - Redes Energéticas Nacionais que inclui uma nova interligação a Espanha.



O Observatório do Algarve publica em anexo o referido documento, que também poderá também ser consultado na Agência Portuguesa do Ambiente em Lisboa e na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e Alentejo.

No estudo, estão em análise, a construção da Subestação de Tavira, para a qual estão duas localizações em análise, ambas na freguesia de Cachopo, além do polémico troço Portimão-Tunes Norte que motivou manifestações dos moradores na Assembleia da República e para o qual foram decretadas medidas condicionantes e de minimização do impacto ambiental.


Há três linhas a instalar entre Tunes Norte-Subestação de Tavira e Tavira-Fronteira Espanhola, ambas a 400 kV, e a abertura da linha Tunes-Estoi para a Subestação de Tavira, a 150 kV.

A construção da Subestação de Tavira tem início previsto para Julho de 2008 e conclusão em Setembro de 2010, altura em que a REN prevê estar em funcionamento os novos troços.

A Participação Pública implica a consulta dos interessados e a audição das instituições da Administração Pública, cujas competências o justifiquem.

Fonte: Observatório do Algarve

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=20108

Imagens:

http://www.zeusdobrasil.com.br/site/img/produtos/g/16979.jpg - Fita de plástico Perigo Alta Tensão

http://ltodi.est.ips.pt/powereng/Images/REN_Cx_rgb.jpg - Logótipo da REN – Rede Eléctrica Nacional


http://img.olhares.com/data/big/127/1275656.jpg - Fotografia de Senhora a tapar os ouvidos
.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: