Ao contrário do que às vezes se diz, Macário Correia não chega à câmara montado num selim. “Moro a 5 quilómetros da câmara, e tenho que transportar muitos documentos, de forma que uso o carro na minha deslocação”, precisa o edil de Tavira ao OA. Hora da saída de casa: 6:30 da manhã.
Contudo, mal chegado aos paços do concelho, às 7 da manhã, o autarca monta uma das cinco bicicletas existentes no município – à disposição de qualquer funcionário, superior, inferior ou médio – e faz-se à estrada, a caminho do correio.
As cartas só mais tarde serão abertas pela primeira funcionária a chegar à câmara, que antecipa o horário legal de trabalho.
A funcionária que "não é sempre a mesma, o regime é rotativo”, avisa Macário, ainda antes das 8:00, abrirá a correspondência, filtra-a e por fim e distribui-a pelas várias secções da câmara.
Depois, ao longo de um dia normal de trabalho, o presidente poderá usar uma das máquinas que se encontram no átrio do velho edifício municipal.
Uma delas oferecida pelo próprio e as restantes quatro adquiridas em Março de 2007 para uso dos funcionários. O recepcionista vai apontando o nome dos ciclistas autárquicos.
“Também há vereadores que as usam”, jura o autarca social-democrata, garantindo que os 925 euros de investimento estão a resultar: os artefactos não param de entrar e sair da câmara.
A próxima abertura de um novo departamento da Câmara na Porta Nova poderá vir a implementar ainda mais o uso das pedaleiras, alvitra o presidente, que se mostra disposto a comprar mais, se assim se justificar.
A par das “biclas”, a Câmara de Tavira investiu também na aquisição de veículos híbridos. “Já há alguns anos temos três e agora vamos adquirir mais”, revela Macário Correia.
O autarca mostra-se também disponível para outros pioneirismos no domínio dos carros ecológicos, nomeadamente os eléctricos, recentemente apadrinhados pelo primeiro-ministro, assim que os primeiros frutos das novas tecnologias estejam prontos.
Há outras iniciativas na calha em termos ambientais: brevemente, Tavira irá fazer a recolha de óleos usados e após a sua reciclagem, serão utilizados como combustível dos carros camarários .
Recolhas de rolhas de cortiça para reciclagem vêm a seguir.
Energia solar em consulta pública
A tudo isto junta-se o projecto da primeira central solar de produção de energia térmica, capaz de “fazer” electricidade para 20 mil pessoas, que está em consulta pública.
O projecto prevê a ocupação de 10 hectares de estruturas para a produção de energia (dos quais sete de painéis solares), num terreno de 25 hectares a instalar numa área cedida pela associação local de regantes.
No Dia Europeu sem Carros, Tavira fez parte do grupo dos 62 municípios que assinalaram a data, com diferentes actividades relacionadas com o tema deste ano “Ar puro para todos”.
Experiências radicais na Bike Looping, veículos de 2 rodas “Segway”, veículos ecológicos BUGYS, Velomóveis, exposição de veículos ecológicos, são alguns exemplos do que se pôde encontrar na Praça da República. Nas arcadas da câmara decorreu uma exposição sobre várias temáticas do ambiente.
Durante aquele dia, a zona sem trânsito automóvel abrangeu a Rua 5 de Outubro, Rua Jacques Pessoa, Ponte das Forças Armadas, Rua do Cais, Rua Dr. José Pires Padinha, Rua da Liberdade, Rua Dom Paio Peres Correia, Rua dos Pelames e Vila-a-Dentro.
Fonte: Observatório do Algarve
http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=24895
Imagens:
http://abnoxio.weblog.com.pt/arquivo/angelmac.jpg - Artigo do Jornal SOL com Macário Correia a andar de bicicleta
http://www.noticiasautomotivas.com.br/img/b/PRIUS02_1024.jpg - Fotografia de Toyota Prius Hybrid
http://www.portaldavaca.com.br/cartuns/2006/jul/ar_puro.jpg - Ar puro para todos
http://diogofg.blogspot.com/2007_12_01_archive.html - Ar Puro para todos
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