sábado, 20 de dezembro de 2008

ECOTECA de Olhão

A equipa da Ecoteca de Olhão está disponível para colaborar activamente no processo de informação e sensibilização em Educação Ambiental. Para grupos organizados, seleccione entre as nossas propostas e faça a sua reserva em ecotecadeolhao@gmail.com ou tel. 289700940.


Pode dizer-se que no mês de Dezembro a produção de resíduos é bastante elevada, fruto do consumo desmedido que se verifica um pouco por todo o lado.

Neste sentido, a associação ambientalista Quercus (www.quercus.pt), à semelhança do que fez em anos anteriores, enumera alguns conselhos para que todos tenham um Natal mais ecológico. Seleccionei apenas alguns:

- Ofereça produtos úteis e duráveis.

- O impacto ambiental associado ao transporte dos produtos será menor se optar por produtos nacionais.

- Evite o excesso de embalagens.

- Para a ceia de Natal comece a habituar-se a substituir o bacalhau por outra iguaria; se não consegue mesmo resistir, adquira bacalhau de média/grande dimensão; faça o mesmo em relação ao polvo (deverá ter sempre mais de 800/900 gr.). Se as dimensões mínimas fossem respeitadas não teríamos os problemas que hoje temos com a quase extinção do bacalhau.

- Não use na sua festa de Natal pratos ou copos descartáveis (em plástico ou cartão) nem guardanapos ou toalhas de papel. Não são agradáveis e dão origem a muito lixo.

- Após o Natal separe todas as embalagens – papel/cartão; plástico; metal – e coloque-as no ecoponto mais próximo;

- Depois das festas, vêm as limpezas. Procure reduzir a quantidade e perigosidade dos produtos de limpeza que utiliza. Prefira os biodegradáveis e/ou em recargas.

- Não deite as pilhas para o lixo, coloque sempre no pilhão. As pilhas recarregáveis são uma alternativa económica e ecológica.

- Mantenha-se solidário com as diversas campanhas que se vão desenrolando ao longo do ano.

Para mais informações é favor visitar o Blogue: http://www.ecotecadeolhao.blogspot.com/

.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: