quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Uso eficiente da água em espaços verdes é tema de seminário em Faro

“Uso Eficiente da água em espaços verdes e jardins” é o mote de um seminário no próximo dia 6 de Março, no Teatro das Figuras em Faro, uma iniciativa que surge no âmbito do projecto celebrado entre a Águas do Algarve, S. A. e a Almargem intitulado “A Água no Algarve”, com vista a sensibilizar para o uso eficiente da água no sector urbano.

Os jardins e espaços verdes nos centros urbanos apresentam normalmente altos consumos de água, uma situação que deve ser alterada, a nível da concepção destes espaços mediante, por exemplo, a adopção de espécies autóctones da região, assim como, implementando tecnologias e práticas mais sustentáveis na sua manutenção e conservação.

No sentido de contribuir para a adopção de melhores práticas ao nível da boa utilização da água surge este seminário que vai contar com a presença de especialistas de renome na matéria, bem como empresas que vão apresentar soluções para alcançar um uso mais eficiente da água em espaços verdes e jardins.



O seminário técnico tem como público-alvo engenheiros, arquitectos, técnicos, projectistas, docentes universitários, estudantes da área, empresas de jardinagem, gabinetes de arquitectura, hotéis, resorts, autarcas e outros consumidores colectivos.

Concurso “Jardim das Figuras – Uma Perspectiva Sustentável”



Integrado no seminário, decorre o concurso “Jardim das Figuras – Uma Perspectiva Sustentável” com vista a incentivar os futuros projectistas a adoptar o uso de boas práticas na fase de projecto de jardins e espaços verdes, nomeadamente através da utilização eficiente de recursos, com especial destaque para a água e energia, e da aplicação de espécies vegetais adaptadas às características do clima regional.

Para mais informações é favor consultar o site:

http://www.almargem.org/index.php?article=122&visual=2&id_area=11

Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=91538

Imagens:

http://www.almargem.org/index.php?article=122&visual=2&id_area=11 - Seminário Técnico sobre "Uso Eficiente da Água em Espaços Verdes e Jardins", publicitado pela Almargem


http://www.pendleton.or.us/images/art020.jpg - Pintura referente à rega dum jardim

http://sustainabledan.com/weblog/wp-content/uploads/2008/03/greywater.jpg - Proposta de solução para rega através do uso eficiente de água

http://www.ion.ac.uk/images/membership/archive/16.2%20Summer%2003/gardening2.jpg - Fotomontagem de frutas e vegetais

.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: