terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Crianças explicam curiosidades da natureza em Tavira

Crianças dos cerca de cem jardins-de-infância da rede pública do Algarve vão explicar aos adultos que passem pelo Centro Ciência Viva de Tavira, a 13 de Fevereiro, algumas curiosidades sobre os segredos do campo e da beira-mar.



“Sair da Concha”, um projecto da Associação Viver a Ciência, envolve todos os jardins-de-infância da rede pública algarvios e visa despertar a curiosidade para a natureza, aproveitando para divulgar os cientistas portugueses às crianças.

Com esta iniciativa pretende-se dar a conhecer às entidades regionais, o trabalho que está a ser desenvolvido nos jardins-de-infância, no âmbito do projecto, pelo que vão estar presentes no evento alguns responsáveis pela educação na região, responsáveis das autarquias e das escolas da região.



O projecto compreende actividades práticas e experiências dirigidas aos convidados, guiadas pelas crianças, num evento que conta também com a presença da bióloga responsável pelo projecto Raquel Gaspar da Associação Viver a Ciência, e de representantes dos Centros de Ciência Viva no Algarve, parceiros do projecto.



Através do projecto, as crianças podem seguir o ciclo de vida de caracóis, de plantas e de borboletas, aprender as estratégias de caça das aranhas, aprender o canto das aves ou descobrir segredos da vida das lapas e de outros moluscos marinhos com concha.

Em simultâneo, vai estar patente uma exposição onde se apresentam os trabalhos realizados pelos alunos no âmbito "Sair da Concha", onde podem ser descobertas as curiosidades da natureza exploradas por eles.



Para mais informações visite: http://www.tavira.cienciaviva.pt/home/gdestaques.asp?accao=shownot&id_noticia=112


Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=91234

Imagens:

http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=download&id=932977 – Fotografia de criança a segurar uma concha nas mãos

http://teste.cvtv.pt/upload/thumbs_videos/alrgarve.jpg - Logótipo do Centro de Ciência Viva do Algarve

http://www.viveraciencia.org/eng/index.php?option=com_content&task=view&id=103&Itemid=134 – Logótipo do Viver a Ciência

http://teste.cvtv.pt/upload/thumbs_videos/tavira.jpg - Logótipo do Centro de Ciência Viva de Tavira

.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: