domingo, 15 de fevereiro de 2009

Novo impulso para a Política Marítima Integrada e para a Política Comum da Pesca

Num discurso proferido por ocasião da reunião do gabinete político da “Comissão do Arco Atlântico” no âmbito da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas, o Comissário Europeu das Pescas, Joe Borg, evocou as principais acções da Comissão em três domínios: o ordenamento do espaço marítimo, a vigilância marítima integrada e o conhecimento do meio marítimo.



No que se refere à Política Comum da Pesca, a Europa está confrontada com a delicada tarefa de garantir um futuro sustentável a este sector graças à preservação do meio marinho, ao mesmo tempo que a situação actual se caracteriza pela sobrecapacidade das frotas e pela sobrexploração das unidades populacionais.



A realização destes objectivos exige verdadeiras reformas de fundo: por isso, a Comissão lança desde já o processo que irá desembocar na concretização da reforma em 2012.

Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=91999

Imagens:

http://www.oceanografia-ufsc.blogger.com.br/satelite.jpg - Imagem de Satélite do Oceano Atlântico, Europa e Norte de África

http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2008/08/pub_bams_conops_navair_lg.gif - Esquema de vigilância marítima e transferência de dados

.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: