domingo, 15 de fevereiro de 2009

Preservação Ambiental inspira carros alegóricos do Carnaval de Loulé 2009

É já nos dias 22, 23 e 24 de Fevereiro que o Carnaval de Loulé sai para a rua, este ano tendo como mote "Alegria, Natureza e Carnaval". Pretende-se fazer um alerta para os problemas ambientais que o Planeta enfrenta, nomeadamente a importância da preservação das espécies, em tom de brincadeira e com a habitual sátira que tão bem caracteriza o mais antigo corso do país.



"Mulatas, Samba e Carnaval" é o nome do primeiro carro. Os ingredientes principais da festa de Carnaval juntam-se neste carro que terá como tripulantes um grupo de bailarinas brasileiras com corpos esculturais pintados e samba no pé. Os ritmos e as cores fortes dominam a decoração do carro inspirada na tradição da comunidade índia da Amazónia, local que apesar de todas as catástrofes ambientais continua a ser considerado o "pulmão do Planeta".

A preservação dos Oceanos é o tema do carro "Bailado e Brincadeira com Golfinhos" em que os elementos principais são os golfinhos, animais tão queridos de miúdos e graúdos e que se caracterizam pela inteligência mas também pela amizade e carinho com que interagem com os homens. Nesta brincadeira com os golfinhos vão estar duas sereias que surgem do fundo do mar.



A cultura de África na sua vertente etnográfica é fonte de inspiração do carro "Alegoria Africana" onde vão estar representadas tribos ancestrais de um povo bastante ligado à Mãe Natureza. A tripulação é constituída pelo artista Chico Barata e as suas mulatas que vão trazer os sons sensuais do Kizomba ao corso louletano.


Três gigantescas serpentes vão estar no centro das atenções de carro alegórico com o mesmo nome - "Serpentes". É o veneno mortífero da brincadeira no Carnaval de Loulé.



Um enorme panda e a sua cria trazem o lado doce dos animais a este desfile, com "Panda: O eterno brincalhão". Aquela que é uma das espécies em vias de extinção e também um símbolo da luta pela preservação dos animais, enquadra-se na perfeição na temática do Carnaval de Loulé deste ano. Este será, de certo, um carro que fará as delícias das crianças.


A figura do coala, outro animal que inspira imensa ternura, é o elemento central do carro alegórico "O Coala Dorminhoco". Acompanhado da sua cria, surge aqui em cima de um eucalipto, já que a sua alimentação é feita quase exclusivamente à base de folhas desta árvore. O coala dorminhoco dormiu toda a noite para acordar para a folia do Carnaval.



"Socratilis - a planta carnívora" é o nome de mais um carro em que o Zé Povinho é engolido por uma planta carnívora designada por "Socratilis", que captura a sua presa e não a larga mais, até a devorar por completo... Uma espécie de monstro verde que vai assustar o público. Um carro onde a sátira política e social ao actual panorama nacional está presente.



O Rei da Selva é também o Rei do Carnaval de Loulé 2009, no carro "O Rei Leão". O Leão sentado num trono, ostentando uma coroa e um manto longo, apresenta o lado majestoso de um animal que é o símbolo máximo da vida selvagem.



A borboleta colorida vai voar suavemente pelos campos verdejantes, neste caso, pela Avenida José da Costa Mealha, para se juntar à brincadeira do Carnaval, neste carro intitulado "Borboleta Brincalhona".


"Espécie única" é o cartaz que o Lince Ibérico enverga neste carro alegórico. - "O Lince do Caldeirão... afinal ele existe". Aqui pretende-se retratar a versão algarvia desta espécie em vias de extinção, cujo habitat será algures na Serra do Caldeirão.

O papel determinante dos bombeiros na prevenção e combate aos incêndios que têm destruído as florestas em todo o mundo, com consequências nefastas para a sustentabilidade do Planeta, é realçado no carro "Os Bombeiros da Alegria". Esta pretende ser uma homenagem aos "Soldados da Paz" que também vão fazer parte do espírito folião que enche a cidade de Loulé nestes dias.


As entradas têm um custo de 2 euros e as receitas irão reverter a favor da Santa Casa da Misericórdia de Loulé.

Fonte: Câmara Municipal de Loulé

http://www.cm-loule.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=3536

Imagens:

http://euroross.blogspot.com/Rio%20Carnival%20Girl.JPG – Fotografia do Carnaval alusiva ao Brasil, com dançarina

http://akalol.files.wordpress.com/2008/02/pretty-carnival.jpg – Fotografia do Carnaval alusiva aos Oceanos

http://caribvista.com/Country/Trinidad/Carnival08/C2k8tuebefstage/bin/images/small/Carnival_Tues_2K8_05Feb08_077.jpg – Fotografia do Carnaval alusiva a África

http://i245.photobucket.com/albums/gg59/sathishcoumar/actress4/mallika_sherawat_as_mallika-snake1.jpg - Fotografia de máscara de cobra, alusiva ao Carnaval

http://cache.daylife.com/imageserve/0gOx406666cCN/610x.jpg - Fotografia alusiva ao Urso Panda no Carnaval

http://www.ljplus.ru/img/k/o/koalizziya/coala1.jpg - Fotografia alusiva ao Coala, onde podemos encontrar quatro espécimen juntos

http://www.brockport.edu/theatre/feedme1.jpg - Fotografia de um boneco a exemplificar uma Planta Carnívora

http://www.flickr.com/photos/manganite/2250309907/ - Fotografia de Máscara de Leão, o Rei da Selva

http://www.theage.com.au/ffximage/2008/02/07/CarnivalWInner_gallery__487x400,0.jpg - Fotografia do Carnaval alusiva aos papagaios

http://imagecache2.allposters.com/images/pic/JAG/03-PS30-5~Firefighter-Posters.jpg - Fotografia de rapaz mascarado de Soldado da Paz, Bombeiro

.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: