domingo, 15 de fevereiro de 2009

Sparky é o nome do golfinho mais novo do Zoomarine

"Padrinho" vai conhecer a família em breve



Um golfinho-roaz nasceu no Zoomarine no passado dia 10 de Novembro e, desde logo foi lançado aos portugueses o desafio de baptizar o pequeno cetáceo com o nome que o acompanhará ao longo da vida.

Em apenas três semanas, cerca de um milhar de propostas de nomes foram recebidas pela equipa do Zoomarine, enviados por centenas de pessoas com a esperança de conseguir ser a Madrinha ou o Padrinho do novo bebé. Muitos expressaram a honra que seria poder escolher o nome que acompanhará aquele pequeno cetáceo ao longo da sua vida.



E assim, a escolha do nome foi feita esta sexta-feira. Conforme nos é descrito por responsáveis do Zoomarine, o nome começa com S e termina com Y - a primeira e última letras do nome do mais novo membro da família de golfinhos-roaz do Zoomarine. Assim, a partir de agora, o bebé chama-se Sparky.

A proposta de nome foi enviada por Eduardo Santos e conjuga letras (primeira e última, respectivamente) dos nomes dos progenitores (Sam e Colby), intermediados pela palavra “park”. Alguns dos critérios utilizados na escolha do nome foram: a criatividade, o (reduzido) tamanho do nome e a sua sílaba tónica (que facilitará a sonoridade e, portanto, ajudará o bebé a distinguir o seu nome), o facto de não ser um nome humano, a distinção dos nomes dos membros da sua família, e, claro, o seu significado (neste caso, em Inglês, e que se coaduna com o seu comportamento).



Como prometido, e como forma de agradecimento, o “padrinho” do pequeno Sparky será convidado a visitar o Zoomarine e, desta forma, terá a oportunidade de conhecer mais de perto com a equipa de treinadores, biólogos e, naturalmente, com o seu novo “afilhado”.

Entre o natural orgulho de ter mais um elemento na família dos golfinhos-roaz, o Zoomarine contará com o Sparky, após um saudável crescimento, para gerar mais sorrisos e boa disposição a todos os amigos que visitarão o parque oceanográfico nos próximos anos.

Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=91040

Imagens:

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/foto/0,,11558853,00.jpg – Fotografia de Golfinho-Roaz bebé com a mãe a acompanhá-lo

http://www.julioantao.com/works/JPEG_-_Marca_ZOOMARINE_-_INFO_600.jpg.jpg - Logótipo do Zoomarine

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/Images%5Cxmombaby5.jpg – Fotografia de Golfinho-Roaz bebé com a mãe a acompanhá-lo

.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: