quinta-feira, 16 de abril de 2009

Café Oceano explica alterações de temperatura da água na costa algarvia

Sob o tema “Água quente ou água fria na costa algarvia?” o investigador da UAlg e docente do curso de Ciências do Mar, Paulo Relvas, foi o convidado da edição de Abril do Café Oceano, que se realizou hoje, quinta-feira, a partir das 18:30 horas, no Pátio de Letras em Faro.



Por se situar na fronteira leste de um grande oceano, neste caso o Atlântico Norte, a costa portuguesa faz parte de um dos quatro sistemas oceânicos mundiais com características específicas. Estes sistemas possuem uma elevada produtividade biológica devido ao fenómeno do afloramento de águas sub-superficiais, que ocorre junto à margem continental por influência do vento. 

“O facto de este sistema que abrange a costa portuguesa ser interrompido pela entrada do Mediterrâneo, separando a Península Ibérica do Norte de África, torna-o único no mundo. O Cabo de São Vicente é o ponto culminante dessa descontinuidade e é o limite norte do Golfo de Cádis. Por isso, o Cabo de São Vicente e a costa do Algarve constituem pontos de grande interesse oceanográfico, conhecidos mundialmente, o devido às fortes interacções que aí ocorrem”, explica Paulo Relvas.

Muitos de nós já sentimos por experiência directa essa forte actividade do oceano. Por exemplo, a temperatura da água do mar ao largo da costa do Algarve tem grandes variações de temperatura em períodos muito curtos.

“Nesta conversa tentaremos ilustrar e perceber por que tal ocorre. Falaremos das massa de água presentes no oceano costeiro ao largo do Algarve, quais as suas características, interacções e qual a sua origem. Iremos descrever as condições ambientais que provocam o aumento ou a diminuição súbita da temperatura da água e tentar perceber os mecanismos físicos que provocam essas variações bruscas”, refere o investigador da UAlg.

Para atingir esse objectivo, Paulo Relvas vai também descrever as circulações típicas que se observam no oceano costeiro do Algarve, ou seja, as correntes oceânicas predominantes. 

Mais sobre o Café Oceano

O Café Oceano é um espaço de discussão informal sobre assuntos relacionados com o oceano que nasceu de uma ideia original dos alunos de Oceanografia da Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente (FCMA) e da Prof.ª Cristina Veiga Pires, também docente naquela faculdade. Esta tertúlia decorre normalmente uma vez por mês, ao fim do dia, num café/bar de Faro.



Para participar não é preciso ser especialista, só é necessária curiosidade e interesse pelas matérias em debate. O painel de especialistas que faz a apresentação mensal de cada tema, assim como a moderação da discussão (sempre assegurada por Cristina Veiga Pires), incentiva à participação de toda a população. “Quanto maior a diversidade de perspectivas melhor”, sublinha a mentora do projecto. A primeira edição do Café Oceano teve lugar no dia 19 de Maio de 2005, no Bar do Álvaro, em Gambelas.

Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=93774#

Imagens:

http://www.cafeoceano.blogspot.com/ - Poster do Tema “Água quente ou água fria na costa algarvia?”

http://www.europarl.europa.eu/eplive/expert/photo/20080825PHT35438/pict_20080825PHT35438.jpg - Mapa Global de Temperaturas Oceânicas
.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: