A Rota da Cortiça organiza, em parceria com a Associação Almargem, uma sessão de birdwatching. A iniciativa vai decorrer este sábado, dia 18 de Abril, durante toda a manhã (das 8h30 até às 12h), na aldeia dos Parises, concelho de São Brás de Alportel.
O birdwatching, cuja tradução literal é “observação de aves”, consiste numa actividade lúdica e científica que visa identificar os pássaros através das suas plumagens, dos seus cantos e comportamento.
Existem imensas aves autóctones na serra algarvia (para além das espécies migratórias) que englobam desde as de tamanho muito pequeno, como o abelharuco, que atinge apenas 35 cm do bico ao extremo da cauda, até outras de aparência tão majestosa como a cegonha ou a águia de Bonelli, que têm uma extensão de asas superior a 1,80m e que são espécies raras.
Este encontro conta com um técnico em birdwatching que irá abordar a forma como as diferentes espécies se alimentam, a vocalização e chamamento, a reprodução e comportamento.
Simultaneamente serão fornecidos dados sobre a migração de algumas aves e conselhos para a protecção do seu habitat, os sobreirais.
As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelos telefones 289 840 018 ou 96 007 08 06, pelo email info@rotadacortica.pt ou na própria sede da Rota da Cortiça, na Rua Gago Coutinho, nº18, em São Brás de Alportel.
Fonte: Alma Algarvia
http://alma-algarvia.blogspot.com/2009/04/sao-bras-de-alportel-observacao-de-aves.html
Imagens:
http://lifebonelli.ceai.pt/imagens/bonelli1.jpg - Fotografia de um magnífico exemplar de Águia de Bonelli
http://desunited.no.sapo.pt/Cegonha.jpg - Fotografia de uma cegonha a atravessar a passadeira
http://armindoalves.blogspot.com/2008/06/abelharuco.html - Fotografia de um Abelharuco
Sem comentários:
Enviar um comentário