Mas o que vai ser promovido no próximo dia 28 de Novembro, data em que se assinalao Dia sem Compras? «Uma reflexão», explica João Aguiar, do GAIA - Grupo de Acção e Intervenção Ambiental. «Este dia é uma oportunidade para as pessoas reflectirem sobre o método de consumo que seguem ao longo da vida, principalmente o método de consumo das grandes urbes dos países ocidentais capitalistas», justifica.
A criação de um dia específico no calendário pretende, assim, fomentar nos consumidores uma maior noção do impacto que o consumo «inconsciente» pode trazer. Outro dos objectivos é incentivar ao consumo local como escolha quotidiana, promovendo o desenvolvimento regional e a diminuição dos danos ambientais. A escolha do mês de Novembro não é descuidada. Afinal, esta altura do ano já é marcada pelo frenesim das compras natalícias.
O GAIA promove, anualmente, acções de divulgação e mobilização relacionadas com o Dia Sem Compras . Este ano, a organização vai apostar mais na divulgação, pela imprensa e também pela internet, através de grupos que promovam estilos de vida alternativos.
«As pessoas estão mais dispostas a um consumo sustentável, mas isso pode não ser uma consequência directa do Dia Sem Compras», reconhece João Aguiar, quando questionado sobre o real impacto daquela iniciativa nos hábitos de consumo portugueses.
O Dia Sem Compras (Buy Nothing Day) nasceu há 17 anos, em Vancouver, no Canadá, pela mão de Ted Dave. O artista canadiano apercebeu-se do gasto diário desnecessário que fazia em comida e aperitivos todos os dias. A partir daí começou a pensar em estratégias para reduzir o gasto, poupando na carteira e reduzindo o impacto no ambiente.
Em 24 de Setembro de 1992 (simbolicamente três meses antes da Véspera de Natal), Ted promoveu o primeiro Dia Sem Compras, pensado para ser um boicote de 24 horas a tudo, incluindo ao próprio sistema monetário. A acção teve o apoio da revista Adbusters, criada por uma rede global de artistas que expressam nas páginas da publicação as suas causas políticas e sociais. A Adbusters é actualmente a principal dinamizadora do Dia Sem Compras, o qual, de ano para ano, se tem vindo a assinalar em cada vez mais países.
No Canadá e nos Estados Unidos, o Dia Sem Compras assina-se, tradicionalmente, na última sexta-feira de Novembro, a “ponte” para o fim-de-semana após o Dia de Acção de Graças. Actualmente, a data é celebrada um pouco por todos os países ocidentalizados, com acções de protesto, festas e eventos. Contudo, para Ted Dave, o Dia Sem Compras devia também ser sinónimo de um espírito de Natal alternativo, um dia para oferecer produtos artesanais de produção própria ou qualquer outra coisa que não precise de ser comprada, incluindo a intervenção social.
Marisa Figueiredo
Fonte: Ambiente Online
http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=8599
Pedro Abrantes (NAMB)
Sem comentários:
Enviar um comentário