sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Loulé: co-incineração de resíduos vegetais “sim” mas resíduos animais “não”

Depois de um processo inicial onde a Autarquia de Loulé disse “não” à co-incineração de quaisquer resíduos na fábrica de cimento da Cimpor, naquele concelho, a edilidade acabou por aprovar o projecto de queima de resíduos vegetais.


Ouvido pela Lusa, o presidente da Câmara de Loulé, Seruca Emídio, disse que foi aprovado exclusivamente o projecto de queima de biomassa vegetal, considerando que não se trata de queima de resíduos perigosos. Já o projecto de co-incineração de resíduos animais não foi aprovado.

No entanto o homem que representa as Câmaras de Setúbal, Sesimbra e Palmela nos processos contra a co-incineração no Outão, Castanheira Barros, reagiu à notícia com uma espécie de alerta, dando a entender que este poderá ser um caminho sem retorno.


“O problema é que a co-incineração dos resíduos banais é a porta de entrada para os resíduos perigosos. Este é o primeiro passo para a cimenteira vir a obter a licença de resíduos perigosos”, considerou o responsável.


Castanheira Barros fundamenta as declarações, diz que “se mais tarde a Cimpor solicitar à Agência Portuguesa do Ambiente licença para queima de resíduos perigosos, a Câmara Municipal de Loulé nada pode fazer para impedir”.

Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=91527

Imagens:

http://ww1.rtp.pt/noticias/images/articles/325723/CoIncineracao.jpg - Imagem de co-Incineração com uma fábrica como fundo

http://www.novaatitude.com.br/images/cimpor_05.jpg - Imagem de marca demonstrando a nova atitude da CIMPOR, fábrica de cimento

http://blogs.knoxnews.com/knx/munger/tscablog - Fotografia de fábrica de cimento que também possui a função de co-incineradora
.
Pedro Abrantes (NAMB)

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Uso eficiente da água em espaços verdes é tema de seminário em Faro

“Uso Eficiente da água em espaços verdes e jardins” é o mote de um seminário no próximo dia 6 de Março, no Teatro das Figuras em Faro, uma iniciativa que surge no âmbito do projecto celebrado entre a Águas do Algarve, S. A. e a Almargem intitulado “A Água no Algarve”, com vista a sensibilizar para o uso eficiente da água no sector urbano.

Os jardins e espaços verdes nos centros urbanos apresentam normalmente altos consumos de água, uma situação que deve ser alterada, a nível da concepção destes espaços mediante, por exemplo, a adopção de espécies autóctones da região, assim como, implementando tecnologias e práticas mais sustentáveis na sua manutenção e conservação.

No sentido de contribuir para a adopção de melhores práticas ao nível da boa utilização da água surge este seminário que vai contar com a presença de especialistas de renome na matéria, bem como empresas que vão apresentar soluções para alcançar um uso mais eficiente da água em espaços verdes e jardins.



O seminário técnico tem como público-alvo engenheiros, arquitectos, técnicos, projectistas, docentes universitários, estudantes da área, empresas de jardinagem, gabinetes de arquitectura, hotéis, resorts, autarcas e outros consumidores colectivos.

Concurso “Jardim das Figuras – Uma Perspectiva Sustentável”



Integrado no seminário, decorre o concurso “Jardim das Figuras – Uma Perspectiva Sustentável” com vista a incentivar os futuros projectistas a adoptar o uso de boas práticas na fase de projecto de jardins e espaços verdes, nomeadamente através da utilização eficiente de recursos, com especial destaque para a água e energia, e da aplicação de espécies vegetais adaptadas às características do clima regional.

Para mais informações é favor consultar o site:

http://www.almargem.org/index.php?article=122&visual=2&id_area=11

Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=91538

Imagens:

http://www.almargem.org/index.php?article=122&visual=2&id_area=11 - Seminário Técnico sobre "Uso Eficiente da Água em Espaços Verdes e Jardins", publicitado pela Almargem


http://www.pendleton.or.us/images/art020.jpg - Pintura referente à rega dum jardim

http://sustainabledan.com/weblog/wp-content/uploads/2008/03/greywater.jpg - Proposta de solução para rega através do uso eficiente de água

http://www.ion.ac.uk/images/membership/archive/16.2%20Summer%2003/gardening2.jpg - Fotomontagem de frutas e vegetais

.
Pedro Abrantes (NAMB)

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

ALGAR contribui para campanha “2 causas por 1 causa”

As 23,079 toneladas de resíduos de embalagem para reciclagem, recolhidas pela ALGAR em 2008 e enviadas para reciclagem através da Sociedade Ponto Verde, permitiu angariar a verba suficiente para a aquisição de uma das duas unidades de rastreio do cancro da mama oferecidas à Laço, no âmbito da campanha “2 causas por 1 causa”.


Por cada tonelada de resíduos de embalagem recolhidos selectivamente (ecopontos e porta-a-porta) e encaminhados para reciclagem, os sistemas aderentes à campanha e a SPV contribuíram com 1,5 euros para a Laço, com vista a angariar a verba suficiente para a aquisição de duas novas unidades de rastreio móvel.



As novas unidades móveis de rastreio vão cobrir áreas geográficas que, actualmente ainda não são abrangidas pelo Programa Nacional de Rastreio do Cancro da Mama, estimando-se que possam vir a abranger mais 20 mil mulheres portuguesas por ano.

Algar regista crescimento de cerca de 19% na recolha selectiva



No âmbito do sistema gerido pela ALGAR, que abrange 16 municípios num total de 421.528 pessoas, a actividade de recolha selectiva registou um crescimento de cerca de 19 por cento por cento relativamente ao ano de 2007.

Trata-se do maior crescimento dos últimos anos, sendo superior à média nacional reportada pela Sociedade Ponto Verde (SPV), a entidade responsável pela gestão do Sistema de Gestão de Resíduos de Embalagens, que registou, em 2008, a nível nacional, um crescimento de 15 por cento.



Para mais informações é favor consultar:
http://www.alma-algarvia.blogspot.com/
http://www.2causaspor1causa.com/
http://www.algar.com.pt/pt/
http://www.laco.pt/

Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=91430

Imagens:

http://www.alma-algarvia.blogspot.com/ - Imagem referente às 230.000 toneladas já angariadas

http://www.treise.com.br/i/img_quem_somos.jpg - Imagem de setas com um Globo e mãos a segurá-lo

http://farm4.static.flickr.com/3090/2850964888_61b172a2ef.jpg?v=0 – Sociedade Ponto Verde (SPV) e a Laço

http://www.laco.pt/ - Banner da Laço

.
Pedro Abrantes (NAMB)

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Letras em forma de floresta

A imaginação pode voar entre uma floresta de letras e poemas. No final, há prémios para os melhores.


O concurso de poesia “Floresta de Palavras” está aí para os alunos do 5º ao 12º ano, das escolas de Loulé.

Os alunos interessados em participar podem inscrever-se até dia 28 de Fevereiro de 2009. Para tal basta que elaborem textos artísticos/poemas subordinados à temática da Floresta, nomeadamente a sua importância como recurso natural, beleza e apelo à sua conservação e protecção.

São admitidos apenas trabalhos inéditos e não publicados, escritos em língua portuguesa, com um número mínimo de oito linhas, sendo obrigatória a existência de título no trabalho.

A avaliação será feita por um júri composto por três representantes da autarquia de Loulé e da Associação Almargem.

O trabalho vencedor recebe um prémio a designar, num valor mínimo de 100 euros. A todos os participantes serão atribuídos diplomas e brindes de participação.



Os resultados serão comunicados às escolas participantes até 15 de Março e os prémios entregues no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Floresta, em data e local ainda a definir.

No final do concurso os trabalhos vão ser expostos no Centro Ambiental da Pena e, posteriormente, nas escolas que assim o desejarem.

A iniciativa da Divisão de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal de Loulé está integrada nas comemorações do Dia Mundial da Floresta e Dia Mundial da Poesia, que se assinalam a 21 de Março.

Fonte: Observatório do Algarve

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=26483

Imagens:

http://imagens.kboing.com.br/papeldeparede/4284floresta.jpg - Fotografia duma Floresta

http://www.e-fatt.com/images/mapa.jpg - Mapa do Concelho de Loulé

.
Pedro Abrantes (NAMB)

domingo, 25 de janeiro de 2009

Ecovia do litoral algarvio quase acabada

A Ecovia do litoral algarvio, projecto-piloto em Portugal que vai ligar Sagres a Vila Real de Santo António, numa extensão de 214 quilómetros, está quase terminada, afirmou à Lusa fonte ligada à obra esta quinta-feira, 21 de Janeiro.



Ainda faltam alguns troços em Lagos e Portimão e “avançar com o processo de aquisição de terrenos ou expropriação" disse à Lusa fonte da Área Metropolitana do Algarve (AMAL), organismo que coordena o projecto.

Apesar da inauguração estar prevista para Novembro de 2007, têm vindo a verificar-se muito atrasos, o que levou a AMAL a pedir à União Europeia o adiamento do prazo das candidaturas até final de 2008, pedido que foi aceite.

A Ecovia, que terá em quase toda a extensão cerca de um 1,80 metros de largura, com excepção de alguns sítios mais estreitos, será ajustada a bicicletas e caminhantes e também propícia a passeios de burro ou cavalo.



Recorde-se que, num investimento de três milhões de euros, a empreitada é co-financiada por fundos nacionais e comunitários, nomeadamente o Programa Operacional para o Algarve, o Programa Transfronteiriço Interreg e o Programa Investimentos Públicos de Interesse Turístico para o Algarve (PIPITAL).

Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=91404

Imagens:

http://namb-ualg.blogspot.com/search/label/Ecovia - Fotografia do mapa Algarvio de evolução da construção da Ecovia que atravessa o Algarve de ponta a ponta, junto ao litoral

http://360graus.terra.com.br/biking/images/w_h/w_h_dh01.jpg - Atleta de BTT a percorrer um passadiço de madeira

.
Pedro Abrantes (NAMB)

sábado, 24 de janeiro de 2009

A internet está a transformar-se num monstro?

Recentemente foi divulgado um estudo que calculava o gasto energético de uma pesquisa no Google, que pelos vistos equivale a metade da energia necessária para ferver água numa chaleira eléctrica. Ou seja, cada pesquisa é responsável pela emissão de 7 g de dióxido de carbono (ver notícia). Multiplique-se este valor pelos milhões de pesquisas diárias pelo mundo fora e obtém-se um valor assustador.



Claro que a Google contesta estes valores, mas mesmo os 0,2 g de CO2 por pesquisa que a empresa apresenta já são significativos.

Um outro estudo mostra que à medida que a internet cresce, é necessária uma maior quantidade de energia para que os servidores cada vez mais potentes funcionem. Estima-se que em 2005 a energia gasta pelos servidores e centrais de dados representou 2 por cento da energia consumida no mundo em 2005, tendo o seu valor duplicado entre 2000 e 2005.



Para termos o real gasto energético (e consequentes emissões de CO2) da internet há que somar ainda a energia gasta pelos computadores dos utilizadores.

Aqui pelo Algarve andamos a produzir e a libertar CO2 no Estados Unidos (indirectamente), sempre que pesquisamos a Internet. Por exemplo para postar esta notícia sobre o Google, estima-se um gasto de energia eléctrica equivalente a aquecer uns 5 litros de água!!

Estará a internet a transformar-se num monstro insaciável? Ou estamos nós?

Fonte: Terramater - Comissão Europeia, Environmental Research Letters

http://blog.terramater.pt/

Imagens:

http://blog.terramater.pt/ - Logótipo do Google com tentáculos

http://aifuture.files.wordpress.com/2008/07/google.jpg - Google bem, Google mal

.
Pedro Abrantes (NAMB)

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Nuno Brandão Costa ganha concurso público de ideias

Nuno Brandão Costa é o vencedor do concurso de ideias para a Praia de Faro, lançado em Julho passado pela Direcção Regional de Economia do Algarve (DREAlg), com vista a seleccionar a melhor proposta de ideias para a requalificação e ordenamento da frente de mar.

Com este concurso pretende-se estabelecer um programa base de intervenções destinadas a constituir as linhas de orientação de futuros Planos Municipais de Ordenamento e de outros projectos da autarquia.

O júri do concurso, que integrava um jurado designado pela Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos, atribuiu o segundo e terceiro lugar na hierarquização, respectivamente, a Nuno Carrôlo e Francisco Freitas (Atelier RUA).


O vencedor pretende conseguir com esta proposta, com parque de estacionamento nas proximidades do Aeroporto de Faro e com uma nova ponte sobre a Ria Formosa, a ideia de um novo Ambiente.

Propõe-se assim “o desenho de um Sistema, que se desenvolve na geometria linear do Sítio, alastrando-se sobre o território a intervir, acompanhando o sentido longitudinal dos elementos naturais existentes, a ampliar na sua visibilidade e presença” diz o comunicado descritivo do projecto.




O arquitecto sugere ainda que o sector mais urbanizado da Ilha se estenda através um pavimento uniforme em calçada de pedra da região, para assim se converter uma estrada urbana numa série linear de passeios e ciclovia.

O objectivo da proposta é potenciar a paisagem e o seu carácter único, nivelando-se um plano que desenvolve uma estrutura horizontal que integra a resolução do programa: os acessos, os novos equipamentos, o sistema de mobilidade (ciclovia, TRAM, pedonal, trânsito mecânico condicionado), as novas construções (para realojamento), as praças, os pavimentos, os acessos à praia, os apoios de praia e os equipamentos associados, os cais de ria, a nova ponte e o parque de estacionamento.



Nuno Brandão Costa aponta ainda para novas dunas que vão ser criadas nos espaços demolidos, iniciando-se desta forma o processo de renaturalização da ilha.

Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=90750

Imagens:

http://lh5.ggpht.com/__QS7ovKc8hs/RyoqDZmx9tI/AAAAAAAAAGw/QIVGYgGsgaI/DSC02210.JPG - Fotografia da praia de Faro, no Verão

http://www.fne.pt/images_old/me/FNEimg_drealg.jpg - Imagem referente à DREALG – Direcção Regional de Educação do Algarve

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=90750 - Esquema das intervenções a tomarem lugar na Praia de Faro

http://www.algarveobserver.com/cna/Images%5Cpraia_de_faro.jpg – Fotografia aérea da Praia de Faro

.
Pedro Abrantes (NAMB)

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

EcoFamílias reduzem consumos de água em 20%

Um ano depois de implantado o projecto “EcoFamílias – Água” em 10 famílias residentes no Algarve, os resultados registam uma diminuição nos consumos médios de água em 20%. Porém há famílias que reduziram até 55% o consumo.



O projecto, da responsabilidade da empresa Águas do Algarve e da Quercus, baseia-se no acompanhamento dos consumos de água das famílias, com sugestões de poupança por parte de técnicos especializados.

Aderiram ao projecto 10 famílias em vários concelhos da região, nomeadamente Faro (2), Albufeira (1), Loulé (2), São Brás de Alportel (2), Olhão (1) e Lagoa (2). Registaram reduções nos consumos em todas as vertentes.



“A maior percentagem de redução foi verificada nos duches, cerca de 60%; na lavagem de mãos verificou-se uma redução próxima dos 50%; as lavagens de dentes e lavagem de loiça manual foram os tipos de consumo com menor redução, que no entanto se encontram próximos dos 40%”, revela fonte da Águas do Algarve.

No âmbito deste projecto estão agora a ser efectuadas outras acções de sensibilização para o uso eficiente da água, tendo já sido efectuada a primeira sessão na escola EB2,3 Poeta Bernardo Passos em S. Brás Alportel, tendo estado presentes 15 professores.



Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=91087

Imagens:

http://biosabermais.files.wordpress.com/2008/03/agua.jpg - Fotografia de criança a beber água por uma folha de planta

http://www.markelink.com/directorios/Amb2008/fotos/aguas-algarve-l01.gif - Logótipo da empresa Águas do Algarve e suas certificações

http://e-loja.quercus.pt/scid/eStore/ - Imagem da Quercus, uma organização ambientalista

.
Pedro Abrantes (NAMB)

ALMARGEM - PASSEIO À ROCHA DE SOIDOS

Caminhada Entre o Barrocal e a Serra da Freguesia de Alte no dia 25 de Janeiro de 2009


Pontos de encontro: 8h30 (Loulé - Almargem); 9h00 (Alte - Fonte Pequena).
Nível: 6 de 10 (16 km; algumas subidas íngremes).
Equipamento: botas de marcha; mochila pequena; almoço; bastão.
Pagamentos (incl. seguro, guia): 2 € (sócios e estudantes); 3 € (não sócios).
Inscrições: até 23 de Janeiro (Telef. 289412959 / 960295202. SMS: 937306942).



Para mais informações visita: http://www.almargem.org/images/articles/98/Activ0809i.pdf

Contacto: almargem@mail.telepac.pt

Organização: Almargem

Fonte: Almargem

http://www.almargem.org/images/articles/98/Activ0809i.pdf

Imagens:

http://www.almargem.org/images/articles/98/Activ0809i.pdf

http://img160.imageshack.us/img160/5453/almargem01jg6.jpg - Logótipo da Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve

.
Pedro Abrantes (NAMB)

Eleições da Direcção e Mesa do Plenário do NAMB

As eleições do Namb – Núcleo de Ambiente da Universidade do Algarve tomaram lugar no passado dia 16 de Dezembro de 2008 entre as 15 horas e as 17h30, no bar da FCMA - Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente da UAlg, com o resultado de 14 votos a favor, 0 votos contra e 0 votos nulos ou brancos.



A nova Direcção e a nova Mesa do Plenário do Namb venceram desta forma as eleições.

Pelo Ambiente!

Fonte da Imagem:

http://cp-cromosdeportugal.blogspot.com/2007/02/hoje-vota-se.html - Imagem da votação "sim"

.
Pedro Abrantes (NAMB)

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Convocatória Plenário Extraordinário

Namb
Núcleo de Ambiente da Universidade do Algarve
Sede: Universidade do Algarve, Campus de Gambelas, perto do campo de jogos, na antiga sala de secções



CONVOCATÓRIA


Nos termos do estatuto, da secção X, artigo 31º, alínea A, convocam-se todos os associados do Namb – Núcleo de Ambiente da Universidade do Algarve, para um Plenário Extraordinário que deverá ter lugar no dia 19 de Janeiro de 2009 pelas 16h00m na sala da antiga biblioteca, da FCMA – Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente, no Campus de Gambelas, da Universidade do Algarve (se à hora marcada não estiverem presentes 2/3 dos sócios, o plenário começará meia hora depois), com a seguinte ordem de trabalhos:


ORDEM DE TRABALHOS

1. Leitura e aprovação da acta do anterior Plenário;
2. Apresentação e aprovação do Relatório de Actividades e Orçamento de 2008;
3. Tomada de posse da nova direcção;
4. Aprovação do Relatório de Actividades e Orçamento previsto para 2009;
5. Outros Assuntos.
Qualquer dúvida não hesites em contactar-nos, namb.ualg@gmail.com


O Presidente da Mesa do Plenário
Pedro Abrantes

ALGARVE QUER TURISMO DE «SOL E MAR» TODO O ANO

Qualidade das águas balneares monitorizada.


Os banhistas mais corajosos vão poder fazer praia mesmo nos dias mais frescos de Inverno, já que a qualidade da água do mar vai começar a ser também monitorizada fora da tradicional época balnear. O Turismo do Algarve suporta os custos da iniciativa.

A decisão foi tomada após aprovação, pelas várias entidades com competência e interesses na matéria, da abertura das concessões de praia para além do período oficial de Junho a Setembro.




Os concessionários que pretendam abrir fora de época ficam obrigados ao cumprimento de todas as exigências legais – incluindo a manutenção da qualidade das águas balneares.
Concertada com a Administração da Região Hidrográfica e com os municípios do Algarve, a medida «incentiva o trade a oferecer aos turistas uma estação alargada para desfrutar de algumas das mais bonitas praias do mundo», sustenta o presidente do Turismo do Algarve, António Pina.

O «Sol e Mar» é um dos dez produtos estratégicos para o desenvolvimento do turismo contemplados pelo plano nacional do sector (PENT) e o mais relevante para o Algarve.

Fonte: Algarve Press

http://www.algarvepress.net/conteudo.php?menu=-1&cat=Turismo&scat=Ambiente&id=3651

Imagens:

http://farm1.static.flickr.com/71/190111324_d8c81c3bb7.jpg - Fotografia do Pôr-do-Sol na praia

http://www.rtalgarve.pt/NR/rdonlyres/46998BD5-0121-4201-83DD-6C2837706FF8/0/logos_RTA.jpg - Logótipo do Turismo do Algarve

.
Pedro Abrantes (NAMB)

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Algarve/Polis - Acções no terreno iniciam-se agora em Janeiro

A primeira acção no terreno ao abrigo do programa Polis da Ria Formosa deverá avançar em este mês, com a limpeza de resíduos e retirada de entulho e embarcações velhas de algumas das ilhas-barreira.



Segundo fonte da Sociedade Polis, já se iniciaram os trabalhos preparatórios para a empreitada, que deverá, durante cerca de um mês e meio, estender-se a várias ilhas e cujo custo rondará os 728 mil euros.

A acção, que arranca em meados de Janeiro, incidirá sobretudo na Ilha da Culatra (a mais populosa e também onde existem mais resíduos a ser retirados), mas vai estender-se igualmente à Praia de Faro, Farol e Hangares.

No Porto de Faro está a ser ultimada a construção de um estaleiro, que servirá de base à acção do Polis e onde se reunirão os trabalhadores envolvidos na operação, adiantou a mesma fonte.


Os trabalhos de requalificação previstos para a vila de Cabanas deverão igualmente arrancar durante este mês, uma empreitada cuja adjudicação ainda não foi feita, mas cujo custo ronda os 2,7 milhões de euros.

Com uma duração prevista de seis meses, os trabalhos de requalificação incluem arranjos paisagísticos, a colocação de calçada portuguesa ao longo da marginal e a construção de um novo passeio, suspenso, ao longo das margens da ria.



Entretanto, prossegue o levantamento das construções na Ria Formosa.

O Polis é um plano estratégico de valorização e requalificação da Ria Formosa que envolve investimentos na ordem dos 87,5 milhões de euros, a aplicar entre 2008 e 2012, e prevê a intervenção em cinco concelhos algarvios: Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António.
Lusa

Fonte: Algarve Press

http://www.algarvepress.net/conteudo.php?menu=-1&cat=Regional&scat=Ambiente&id=3625

Imagens:

http://img515.imageshack.us/img515/7730/polistd0.jpg - Fotografia aérea da Ria Formosa e zona que será afectada pelo Programa Polis

http://cache01.stormap.sapo.pt/fotostore01/fotos/e7/d3/34/154_0000qsey.jpg - Logótipo do Programa Polis

http://i164.photobucket.com/albums/u17/banithor/Portugal/Cidades%20de%20Praia%20PT/Algarve/TaviraCostaeRiaFormosa.jpg - Fotografia aérea da Ria Formosa

.
Pedro Abrantes (NAMB)

FARO discute legumes

Mais de 80 especialistas de 22 países vão reunir-se na Universidade do Algarve (UAlg), entre 14 e 16 de Janeiro, para discutir técnicas no domínio da qualidade de frutos e legumes na fase de pós-colheita.


A conferência "COST 924 - Tecnologias seguras e amigas do ambiente no controlo da qualidade dos frutos e legumes" é organizada pelo Centro de Desenvolvimento de Ciências e Técnicas de Produção Vegetal (CDCTPV).



O objectivo é analisar processos seguros para a saúde humana e para o ambiente, capazes de garantir um controlo de qualidade mais eficaz dos frutos e legumes que chegam ao consumidor final.

A conferência realiza-se no Auditório Verde da Faculdade de Engenharia de Recursos Naturais (FERN), no Campus de Gambelas da UAlg.



Fonte: Observatório do Algarve

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=26866

Imagens:

http://wallpapers.free-review.net/21__Culinary%2C_best_quality_Wallpapers_-_all_for_vegetable_salad.htm - Fotografia de Vegetais após a sua colheita

http://www.cdctpv.ualg.pt/Index_ficheiros/image002.gif - Logótipo da CDCTPV - Centro de Desenvolvimento de Ciências e Técnicas de Produção Vegetal

http://www.namb-ualg.blogspot.com/ - Logótipo da UALG – Universidade do Algarve

.
Pedro Abrantes (NAMB)

Reciclagem: algarvios no topo

O Algarve é a região do país a nível continental que mais contribui para reciclagem per capita, enviando por ano cerca de 18 mil toneladas de materiais como vidro, papel e cartão. Só a região da Madeira envia mais.


Quem o afirma é o administrador da ALGAR, empresa que faz o tratamento e valorização de resíduos sólidos no Algarve, Hélio Barros. O responsável falava esta segunda-feira, à margem da cerimónia de entrega da certificação do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Ambiente da Algar.



A ALGAR possui dois aterros sanitários, no Barlavento e no Sotavento, oito estações de transferência, duas unidades de triagem, treze ecocentros, duas unidades de compostagem de verdes e duas de produção energética de biogás.

Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=91085

Imagens:

http://www.algar.com.pt/pt/default.asp - Banners da ALGAR – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos S.A.

.
Pedro Abrantes (NAMB)

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Cão de água português pode ser escolhido para companheiro das filhas de Barack Obama

Um cão de água português poderá ser o futuro companheiro de brincadeiras das filhas do presidente eleito dos EUA, conforme terá revelado este domingo Barack Obama, segundo a Lusa.



O presidente eleito dos EUA revelou que o cão prometido às suas filhas para compensá-las pela sua paciência durante a campanha eleitoral será um cão de água português ou um "labradoodle".

"Parece que decidiram escolher entre um cão de água português e um ´labradoodle´. Vamos começar a procurar nos refúgios", disse o presidente eleito, numa entrevista transmitida pela cadeia televisiva ABC.

Barack Obama deverá entrar na Casa Branca com a sua mulher Michelle e as filhas Sasha, de sete anos, e Malia, de 10 anos, a 20 de Janeiro.



A procura do companheiro de quatro patas para a nova presidência suscita um enorme entusiasmo nos EUA, com os cidadãos a sugerirem várias alternativas, mesmo tendo em conta que Malia tem alergias ao pêlo de cão.

O presidente reconheceu que a resolução da escolha do cão foi mais difícil que imaginava e brincou dizendo que "foi mais difícil que encontrar um secretário do Comércio".

O cão de água português é apresentado como podendo ser preto, castanho ou branco, com pêlo ondulado ou frisado, e com características de um excelente cão de guarda, mas também de terapia para crianças, doentes ou idosos, segundo o sítio de internet de um clube especializado em raças deste tipo.



Quanto à outra alternativa, resulta de um cruzamento entre o labrador e o caniche realizado na Austrália, nos anos 70, com o objectivo de servir de guia a cegos que sofressem de alergias, e tem a reputação de ser sociável, leal e não agressivo, refere o sítio de internet do clube britânico do "labradoodle".

Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=91059

Imagens:

http://www.geocities.com/j.aldeia/barcos/caodagua.jpg - Fotografia dum exemplar de Cão de Água Português, poderão ser encontrados no Parque Natural da Ria Formosa

http://www.phillipsartexpert.com/cms-media/2008-06-30/shepard-fairey-barack-obama-11.jpg - Imagem do Presidente dos Estados Unidos - Barack Obama

http://www.frontlineworks.com/galleries/stock/images/Presidential%20Suite,%20The%20White%20House,%20Washington%20D.C..jpg – Fotografia da Casa Branca em Washington, nos Estados Unidos da América

.
Pedro Abrantes (NAMB)

domingo, 11 de janeiro de 2009

Neva na região algarvia - Temperaturas baixas continuam até domingo

Pouco antes das 08:00 horas da manhã de ontem (sábado), começou a nevar em Monchique, segundo uma fonte local, entretanto sem causar quaisquer transtornos, de acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro em declarações prestadas à Agência Lusa.


Região Sul obteve informação de que há ainda outros locais da região algarvia onde se registou a queda de neve, ainda que se tratasse de pequenos flocos, designadamente na vila de S. Brás de Alportel e em Vale Bravo (S. Bartolomeu de Messines - Silves).

Cerca das 00:00 horas a temperatura no Aeroporto de Faro descia para perto dos zero graus, enquanto que em Loulé se registava um grau negativo. Às 08:00 horas da manhã a capital algarvia (Faro) registava 5 graus centígrados, mas no interior as temperaturas continuavam muito baixas.



De acordo com o Instituto de Meteorologia (IM), o tempo frio, com acentuado arrefecimento nocturno, vai continuar até domingo, sendo possível a queda de neve em todas as regiões do litoral até ao Algarve, nomeadamente na região de Lisboa.

Nas regiões do Norte e Centro a previsão de queda de neve mantêm-se e actualmente há muitas estradas cobertas de neve.


O IM prevê que a temperatura mínima suba na segunda-feira com o aumento gradual da nebulosidade e a ocorrência de precipitação.



Devido ao frio, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) aconselha cuidados acrescidos para os grupos mais vulneráveis, nomeadamente sem-abrigo, crianças e idosos.

Também aos condutores é recomendada muita cautela com os pisos escorregadios ou mesmo gelados, onde é eminente a ocorrência de despistes.



Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=91039

Imagens:

http://www.visitportugal.com/NR/rdonlyres/C16B2744-C5E4-40EE-B938-69C1D440208F/0/praiaNeve.jpg - Imagem alusiva à neve no Algarve

http://www.chavesdeouro.org/images.php?image_id=484&width=80 – Logótipo do Instituto de Meteorologia em Portugal

http://gallery.hd.org/_exhibits/natural-science/ice-melting-in-water-with-thermometer-at-zero-degrees-Celsius-AJHD.jpg - Copo com termómetro a marcar zero graus Celsius

http://pics.hi5.com/userpics/416/119/1199828416.img.jpg - ANPC - Logótipo da Autoridade Nacional de Protecção Civil e mais algumas entidades que a acompanham

http://www.humornanet.com/files2/imgs2001/animais/0207_humornanet_com_an.jpg - Sinal de piso escorregadio

.
Pedro Abrantes (NAMB)

sábado, 10 de janeiro de 2009

Vila do Bispo indigna-se contra proposta de revisão do plano de ordenamento

A Assembleia Municipal (AM) de Vila do Bispo não põe de parte “alinhar em gestos de indignação” contra a proposta de revisão do plano de ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que rejeitou por unanimidade.



Em sessão realizada recentemente, os membros da AM aprovaram duas moções (Bloco de Esquerda e PSD), que apontam para “o desrespeito pelos direitos dos residentes, o atropelo aos costumes e o irredutível sentimento de recusa em aceitar tal proposta”.



Em comunicado, são repudiadas inúmeras regras, como a interdição de pesca comercial e lúdica entre o Barranco de Benaçoitão e o Porto da Baleeira, a proibição de redes de amalhar em toda a zona do parque, e a proibição, considerada “absurda”, de fotografar ou filmar, “lembrando os regimes mais retrógrados do Mundo”.



O órgão anunciou ainda que vai estar atento “às versões que porventura possam surgir”, reiterando o apoio às populações, nomeadamente pescadores, pequenos proprietários e agricultores, “profundamente atingidos com as pretensões do Instituto de Conservação da Natureza”.



A Assembleia Municipal de Vila do Bispo conclui o comunicado sublinhando que “não põe de parte alinhar em gestos de indignação que possam vir a surgir”.

Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=90792

Imagens:

http://blocoalgarve.org/fotos/6635_Praia_da_Salema.jpg - Fotografia da praia de Salema, na Vila do Bispo, Algarve

http://www.crwflags.com/fotw/images/p/pt%7Dbe.gif – Logótipo do Bloco de Esquerda

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/Images%5Cpsd.jpg - Logótipo do PSD – Partido Social Democrata

http://medwetnet.icn.pt/medsite_public/images/articles/45/icn.JPG - Logótipo do ICN – Instituto de Conservação da Natureza

.
Pedro Abrantes (NAMB)